×

ISO 9001:2005

Em fevereiro de 2018, o Hemoba recebeu da Fundação Carlos Alberto Vanzolini a Certificação na Norma ISO 9001, versão 2015.



[pagina: iso-90012005] - 01.png


Em fevereiro de 2018, o Hemocentro Coordenador da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) recebeu da Fundação Carlos Alberto Vanzolini a Certificação na Norma ISO 9001, versão 2015. Isto significa que o Hemocentro possui um Sistema da Gestão de Qualidade (SGQ) com padrão internacional voltado para o ciclo do sangue.

A Hemoba busca aprimorar de maneira continua os processos internos, visando aumentar cada vez mais o índice de confiança nos serviços oferecidos para doadores voluntários de sangue e pacientes do ambulatório. A certificação é fruto da avaliação dos procedimentos que envolvem o ciclo do sangue na sede da Fundação, desde a recepção dos usuários, triagem, coleta de sangue, processamento, triagem laboratorial, até a entrega do mesmo às instituições conveniadas, bem como a transfusão.

Possuir um Sistema de Gestão da Qualidade é de grande relevância para a Hemoba, sobretudo, pela otimização dos processos, aumento da efetividade e reconhecimento da instituição. A acreditação traz um avanço importante tanto para as áreas técnicas quanto para a gestão do serviço de saúde do estado da Bahia, além de acrescentar valor ao serviço de hemoterapia e hematologia.

A Certificação da Norma ISO 9001:2015 é motivo de orgulho para a população baiana, pois confirma que o estado da Bahia possui uma instituição pública responsável por assegurar a oferta de sangue e seus componentes e prestar assistência em hematologia e hemoterapia com ética, respeito aos usuários e colaboradores, humanização, transparência, compromisso e, sobretudo, qualidade.

 

Sobre a Instituição Certificadora

A Fundação Vanzolini, entidade criada em 1967, mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), é uma instituição privada sem fins lucrativos, que tem por objetivo a difusão de conhecimentos na área de engenharia de produção e administração industrial.

Ao longo dos anos, a instituição consolidou-se como um importante órgão de difusão da engenharia de produção, tendo, inclusive, passado a ministrar cursos de especialização para a capacitação de profissionais, em convênio com a Escola Politécnica da USP. A atuação da Fundação Vanzolini foi além do campo da educação continuada, para também crescer em áreas como certificação, gestão de tecnologias aplicadas à educação e projetos, nas quais se tornou um grande centro de referência. Por meio de suas auditorias, faz uma análise crítica do sistema de gestão verificando estas vertentes e agregando, significativamente, valor às organizações.

A Fundação Carlos Alberto Vanzolini é membro pleno da “The International Certification Network” (IQNet), com relação a certificações baseadas nas normas ISO 9001, ISO 27001, GoodPriv@cy, OHSAS 18001 e SA 8000. A IQNet é uma rede internacional de entidades certificadoras, composta pelos mais importantes órgãos certificadores de todo o mundo, com a finalidade de assegurar aceitação internacional aos certificados emitidos pelos seus membros.

Aproximadamente 30% do número total de certificados de sistemas de gestão emitidos no mundo foram gerados por organismos pertencentes à IQNet. Portanto, a organização certificada pela Fundação Vanzolini, nos escopos acreditados, recebe o certificado com reconhecimento nacional e outro certificado com abrangência internacional fornecido pela IQNet.

A Fundação Vanzolini também mantém acordos operacionais com todas as entidades internacionais ligadas a IQNet. As organizações e países cobertos pela IQNet estão disponibilizados no site da IQNet, a saber: www.iqnet-certification.com/ dentro da área “All IQNet Partners” A Fundação Carlos Alberto Vanzolini é a maior certificadora genuinamente nacional.

 

Fonte: Fundação Vanzolini